Filosofia Circular

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A influência das tecnologias da informaçâo e comunicaçâo - tic’s - na vida das crianças e adolescentes





mundo está se transformando, novas descobertas acontecem e a distância entre o presente e o futuro se torna cada vez menor. A sociedade contemporânea vem enfrentando dia-a-dia as mudanças impostas pela evolução tecnológica, acompanhando e impulsionando esta transformação social e cultural. A tecnologia não apenas cria novos espaços de possibilidades a serem explorados, como também afeta diretamente o modo como as pessoas aprendem, pensam e se relacionam.Cada vez mais cedo presenciamos cenas de crianças usando e portando celulares, dominando jogos de vídeo game, passando horas em frente à televisão e entrando em contato com o mundo através da internet.
As TIC’s vem contribuir como instrumentos a serviço das pessoas e são excelentes ferramentas para ampliar o conhecimento, suscitar a curiosidade, trocar e aprender. O computador e o recurso da Internet - que é uma fonte de pesquisa e interatividade, possibilita o contato com o mundo, e permite o contato virtual entre as pessoas. Dados recentes demonstram que mais de 20 milhões de pessoas acessam diariamente a Internet com os mais variados interesses e necessidades, uma vez que ela acabou se tornando a intermediária de relações pessoais e comerciais.
Esta interatividade faz parte do dia-a-dia, mesmo aquelas pessoas que se dizem não dominar ou não gostar desta ferramenta, em algum momento vão acessar um caixa eletrônico ou se utilizar de um cartão bancário, estamos hoje completamente envolvidos de alguma forma pelas tecnologias.
Em estudo feito pelo UNESCO, o tempo que as crianças e adolescentes gastam assistindo TV é 50% maior que o tempo dedicado a qualquer outra atividade do cotidiano. Este resultado deve-se muito ao momento atual em que as famílias se encontram. Pais precisam cada
vez mais trabalhar fora, mães também estão saindo de casa por muito mais tempo e restam as crianças a companhia de pessoas que as cuidam (empregadas, avós,...) e das tecnologias.
Crianças e adolescentes sofrem diariamente a influência das tecnologias, acabam formando conceitos e conhecendo o mundo através destes contatos, mundo este fascinante e envolvente. Com certeza os avanços da tecnologia fascinam a todos, mas é preciso estar atento as conseqüências impostas pela utilização destes recursos.Alguém já se imaginou sem usar um celular? Com certeza nos dias de hoje isto seria difícil, quando começamos a utilizar um recurso, antes dispensável, ele passa a fazer parte de nossa rotina e acaba se tornando indispensável. Como é desagradável quando ao conversar com alguém esta pessoa atende o celular, será que poderia esperar? Isto também é um reflexo da sociedade da pressa, da correria, em que cada minuto precisa ser aproveitado.Neste ambiente de pressa, do descartável encontramos nossas crianças e jovens reproduzindo estes modelos, usando o celular o tempo todo, trocando de aparelho a cada temporada por um novo lançamento.
O telefone celular é uma das tecnologias que tem contribuído muito na nossa atual rotina contemporânea, mas são necessários alguns cuidados por parte dos pais, quanto a sua utilização adequada e as trocas constantes, Cabe aos responsáveis – PAIS - o controle e a orientação. Celulares, iPods e outros dispositivos de alta tecnologia fazem parte de crescer em um mundo digital. Mas é necessário se preocupar com a quantidade de tempo que as crianças e adolescentes gastam nisto, buscando impor algum controle, limitando o tempo e o local de uso. Os pais devem também provocar interesse para que seus filhos se ocupem com outras atividades como esportes e contatos pessoais, na busca de uma melhor qualidade de vida.
Um outro ponto a ser destacado é a interferência das tecnologias, principalmente a internet, gerando problemas no convívio social e familiar, gerando isolamento, dependência e falta de diálogo, ela pode se tornar um vício ameaçador. Ela deve ser uma ferramenta útil e utilizada de forma adequada sem prejudicar o andamento da vida de cada um. Algumas estratégias podem auxiliar no controle deste recurso, principalmente na navegação da internet, checando os sites, usando filtros para bloquear material questionável, acompanhar as crianças quando estão navegando. Outra estratégia é manter o computador em uma área comum, isto tudo contribui para melhor monitorar os hábitos online de crianças e adolescentes. Hoje é muito comum jovens e até crianças frequentarem as Lan houses, ambiente que também deve ser monitorado e controlado pelos adultos
Nesse mundo virtual atual, circulam verdades e mentiras na mesma velocidade, realidade e fantasia, o legal e o fora da lei podem estar lado a lado sem saber, usando das mesmas armas. Se quisermos ter um desenvolvimento adequado de uma sociedade e do ser humano, teremos que aprender a exercer o controle e estimular a iniciativa. A Internet tem muito a nos oferecer, mas também é o caminho para o outro lado dessa história, pois através dela adolescentes podem conhecer pessoas mal intencionadas, como já se viu em inúmero casos divulgados na mídia. Borges, em seu artigo Crianças e Adolescentes na Internet: a responsabilidade dos pais (2007)cita “a Internet pode representar tanto um bem como também um mal, existe um ditado popular que diz que a dose é a distância que separa o remédio do veneno”. Esta comparação é muito adequada especialmente porque a dosagem deve ser prescrita e ministrada pelos pais.
Crianças e adolescentes hoje estão deixando a infância e a adolescência passar... Os pais devem exercer o papel de proteção e cuidado, estar mais perto de seus filhos e participar mais de suas vidas.
Fonte: http://nenalegal.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário